20 fevereiro 2014

CAIXA - dicas de redação para prova

A prova de redação do concurso para técnico bancário da Caixa Econômica Federal requer alguns cuidados, tanto para os estudos quanto na hora da avaliação. Para orientar os candidatos, o professor de Português Luiz Carlos Felipe, do curso Ordem Mais, aconselha ficar atento aos possíveis temas. Segundo ele, por ser uma seleção da área bancária, é provável que o assunto da redação esteja ligado à Caixa. “Acredito que o tema sairá do item 16.2.3 do edital (Atendimento e Conhecimentos Bancários), portanto, o candidato precisa ficar bem informado em termos de legislação e resoluções próprias do banco.” Estar atualizado quanto ao que está acontecendo de novo, através de leitura de jornais, também é importante, acredita.

Além disso, o professor chama atenção para determinados pontos. “Penso que o candidato deve respeitar margens e o alinhamento dos parágrafos, e caprichar na letra (‘de forma’ ou cursiva, mas, sobretudo, legível), pois o Cespe/UnB atribui um peso a esses detalhes”, destacou. Para a estrutura da redação Luiz Felipe sugere que os participantes sigam uma determinada estrutura, inclusive nos textos escritos para se preparar. “A redação deve ter uma introdução breve, cinco linhas, mais ou menos, para contextualizar e preparar o leitor para o seu texto; um parágrafo de desenvolvimento para cada item - caso o candidato não domine algum item, não deve dedicar um parágrafo apenas a ele, sendo melhor combinar o item com outro para o qual se sente mais preparado para escrever; conclusão (cinco linhas, mais ou menos, para retomar a ideia essencial e resumir seu argumento ou retomar idéia básica).”

Os estudos de redação se aproximam aos de Língua Portuguesa, uma das disciplinas com peso dois e na qual, portanto, os participantes devem ter cuidado. Nesse caso, o professor ressalta que há três áreas importantes, e explica do que se trata cada uma delas. “Morfologia trata-se do estudo das classes gramaticais (substantivo, verbo, conjunções, preposições, etc); sintaxe (morfossintaxe): trata-se do estudo das funções de algumas classes de palavra no período (sujeito, objeto direto, aposto, complemento nominal, etc); Semântica: trata-se do estudo dos sentidos, do significado das palavras e expressões, é preciso saber o significado de conjunções como ‘porquanto’, ‘contanto que’, ‘conquanto’, ‘no entanto’, ‘enquanto’, ‘portanto’.”

Dicas para fazer uma boa redação

> Estar atualizado;
> Ler jornais e revistas;
> Estudar Atendimento e Conhecimentos Bancários, disciplinas onde há possíveis temas;
> Saber legislação e resoluções próprias do banco;
> Respeitar margens e o alinhamento dos parágrafos;
> Caprichar na letra;
> Fazer sempre introdução (contextualizar e preparar o leitor), parágrafos de desenvolvimento e conclusão (retomar a ideia essencial e resumir o argumento);
> Escrever de forma coesa e coerente;
> Ter cuidado com o Português, principalmente com as conjunções
 
Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário: